quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

UM PARAÍSO


Estava cansado e procurando um paraíso para passar alguns dias de descanso, ou mesmo algumas horas. Então, em um belo sábado recebi um convite de dois amigos. Vamos ao Paraíso? Eu relutei, não queria ir, pois tinha inúmeras atividades e compromissos, mas como desejava imensamente está no paraíso, fui.
Todo paraíso tem uma porta estreita por onde passam poucos. Cheguei cedo ao paraíso e fiquei a espera de mais um amigo para adentrá-lo e passar as melhores horas da minha futura vida e com isso poder refletir mais uma vez a respeito dela. Ao entrar no paraíso, vejo poucas luzes, estava muito frio e tinha poucas pessoas, mas o som que soava aos meus ouvidos era sugestivo e inspirava-me a permanecer ali na espera dos habitantes daquele lugar.
Não demorou muito e logo encontrei o primeiro anjo que me recepcionou com toda gentileza do mundo, ou do paraíso, ainda não sei. Não sabia, mas no paraíso tem bebidas deliciosas e que nos deixa leves como deve ser um habitante de um lugar como aquele. Então resolvi beber o primeiro brinque dos Deuses.
Quando o paraíso estava com sua capacidade máxima encontro outro anjo ( os anjos são tão diferentes um dos outros, mas isso é o que deixa o paraíso mais belo) que me ensinou o quanto a vida é complexa,cheia de dúvidas, inverdades, mistérios, desejos ardentes e muito amor, amor límpido, amor carinhoso, amor safado, amor desonesto. Mas logo que esse anjo me ensinou essas coisas foi embora, pois precisa continuar seu oficio de professor, aquele que ensina.
No paraíso as coisas geralmente são complexas e precisam de um entendimento mais elaborado para que haja uma profunda reflexão e com isso um entendimento pleno. A melhor atividade no paraíso é observar. Essa observação deve ser feita com olhos de águia, sutileza de uma serpente e a beleza de um gato negro de olhos azuis.
Depois de algum tempo no paraíso, a temperatura passa de frio para quente, ardente, que faz transpirar. Nesse momento penso que o paraíso tenha virado inferno, mas é tolice da minha parte, ou até mesmo engessamento de uma mente que quer vê o paraíso com olhos de uma sociedade hipócrita. Só sei que a temperatura tinha mudado, mas o paraíso continuava encantador e prazeroso.
Depois de algumas horas encontro o terceiro anjo, esse me mostrou o quanto é importante ter uma observação pautada pelos olhos de uma águia, pela sutileza de uma serpente e pela beleza de um gato negro de olhos azuis. E ainda me ensinou o que o poeta já dizia “quem passou por essa vida e não viveu, pode ter mais, mas valeu menos do que eu, porque a vida só se da pra quem se deu, pra quem chorou, pra quem amou, pra quem sofreu...” (Maria Bethânia)
A felicidade dura pouco e era chegada à hora de deixar o paraíso, sai do paraíso perplexo com tamanha beleza, pureza, verdade, mistério e dúvidas, mas com uma sensação de satisfação incontrolável. Bem que me avisaram que o paraíso é esplendoroso. Ao sair, dei de cara com o nascer mais lindo do sol de domingo, esse sol foi quem me inspirou a escrever essas embaralhadas palavras.

Procure o seu Paraíso...

]Jânio Elpídio de Medeiros[

14 comentários:

  1. O paraíso pode ser em qualquer lugar, basta Discernir tudo ao nosso redor, e ver as coisas boas que nos cercam.

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo artigo, esse paraiso quero encontrar

    ResponderExcluir
  3. Owww Amigoooooooooo!!!

    Que bom ser um desses que te levou a conhecer o PARAÍSO. Sempre que precisar estar lá, estaremos com você. Adorei toda a descrição, parabéns pelo blog. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Me deixou sem palavras! escrever é realmente um DOM! parabéns por todas as reflexões! PARAISO, LUGAR DESEJADO POR MUITOS, e olha que ele ta logo ali mas, tão distante de chegar!

    ResponderExcluir
  5. Que lindo Jânio! De um lado ou de outro, dentro ou fora, o paraíso é uma realidade muito próxima, o fardo da consciência que emprega uma responsabilidade absoluta sobre tudo é um dos fatores que nos cega diante dele (o paraíso). Que bom seu olhar se abriu para um novo refúgio. Antes de sentir-se sufocado novamente, desfrute-o, com responsabilidade.

    ResponderExcluir
  6. Que lindoo...
    Eu amei seu texto, realmente vc sabe usar as palavras. Que bom saber que vc não só escreve muito bem como divide seu conhecimento e seus pensamentos com outras pessoas.

    Parabéns !

    ResponderExcluir
  7. É dever de todos nós encontrarmos ao longo de nossas vidas, os nossos paraísos. Para mim, a ideia de paraíso, é um lugar onde nos sentimos divinos, um lugar onde nos elevamos ao nivel sobrenatural, deixando a matéria e os seus fardos e passamos a refletir a vida e suas lições... Parabéns Jânio, você temum talento nato, tem o dom de transmitir o seu estado de espirito através das palavras...

    ResponderExcluir
  8. Pedro que comentário lindo...Era o que estava faltando para completar a idéia de paraíso.

    ResponderExcluir
  9. Mais um post perfeito!
    Vc é perfeito ao descrever o que sente!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. parabéns jan pelo texto. Sempre nos tras uma mensagem na qual passamos a refletir de como estamos vivendo; o que somos, o que fazemos e onde queremos chegar. O paraiso às vezes está em nossa frente e não conseguimos enxergar daí precisamos observar como vc citou: 'pelo olhos de uma águia, a sutileza de uma serpente e a beleza de um gato negro de olhos azuis'. O paraíso é um gozo, mas para alcança-lo o caminho é arduo. Continue escrevendO....

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que esse paraiso ja recebeu minha visista por várias vezes. Parabens Janio, você é FERRA, é um dos ANJOS desse paraiso.
    LEUDO - TEIXEIRA PB

    ResponderExcluir
  12. Ñ posso afirma q ja estive neste Paraíso, mas pela descrisão dos mistos de sensações e sentimento desperto em vc, deve ser bem bacana.

    ResponderExcluir
  13. Entaão André, depois te convido para ir ao paraíso comigo.

    ResponderExcluir