quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Paixão ou Amor? Você escolhe.


Amor e paixão são sentimentos que andam juntos, mas são totalmente diferentes. Milhares de casais se apaixonam todos os dias, e em diversos casos, essa paixão se torna um grande amor, mas nem sempre isso acontece. Quem nunca sentiu uma paixão? Um sentimento que parece faltar o fôlego de tão intenso, uma chama que arde no peito, uma vontade de estar perto do outro incessantemente, e ao mesmo tempo um sentimento de insegurança, medo e dúvidas. Quem nunca sentiu um amor? Aquele sentimento de confiança, incentivo, perdão, de querer o bem do outro mesmo que pra isso seja necessário sofrer, abrir mão de algo ou de alguma coisa.
Podemos exemplificar tanto a paixão quanto o amor. A Paixão de adolescente, (um belo exemplo) aquela que o garoto (a) nem olha pra você, mas mesmo assim você nutre um sentimento forte que falta o fôlego e dá calafrios, mas com o tempo tudo isso passa e você apenas dá risadas e relata para os amigos de forma cômica. Já o amor, existe vários tipos, vamos falar do “amor a primeira vista” e o “amor construído pelo tempo”. O amor a primeira vista é aquele em que o tempo pára e um minuto parece uma eternidade quando se está na frente do seu amado (a), as pernas ficam bambas, a fala tremula, os pés suados e a boca seca. O amor construído pelo tempo é um sentimento sublime demais para entender e definir, mas podemos caracterizá-lo de forma simples, ele é protetor, confiável, maduro, generoso, concreto, esperançoso, respeitoso, inteligente.

AUGUSTO CURY, no livro Mentes Brilhantes, Mentes treinadas lista quinze diferenças entre a paixão e o amor inteligente (pág.18 e 19). Considero “o Amor construído pelo tempo” como sendo o Amor inteligente que ele fala. Então segue as diferenças...
1. A paixão vive na lama da insegurança; o amor vive no terreno da confiabilidade;
2. A paixão controla os passos; o amor incentiva a caminhada;
3. A paixão arde em ciúmes do outro; o amor queima em prazer pelo sucesso dele;
4. A paixão corrige em público e elogia em particular; o amor faz o contrário;
5. A paixão é agitada e agressiva; o amor, calmo e protetor;
6. A paixão produz o individualismo; o amor, a individualidade;
7. A paixão gravita na própria órbita; o amor pensa nos outros;
8. A paixão flutua entre o “céu e o inferno” em instantes; o amor é estável, mesmo diante das contrariedades;
9. A paixão é inquieta, nutre-se com a ansiedade; o amor é paciente, nutre-se com o cardápio da tranqüilidade;
10. A paixão vê a tempestade e se amedronta; o amor vê no mesmo ambiente a chuva e, com ela, a oportunidade de lançar suas raízes;
11. A paixão produz rompimentos traumáticos; o amor dá sempre uma nova chance;
12. A paixão cobra muito; o amor entrega muito;
13. A paixão gera janelas killers, produz traumas, diminui, humilha, inferioriza, compara, enquanto o amor produz janelas lights , exalta, promove, incentiva, aplaude;
14. A paixão aprisiona os apaixonados em torno de si; o amor liberta as amantes, os faz enxergarem um mundo de oportunidades ao seu redor;
15. A paixão não tem dignidade, faz chantagens, não admite em hipótese alguma a perda, enquanto o amor é nobre, não pressiona, dá liberdade para o outro partir. Só o amor inteligente sabe que o medo da perda acelera a perda.

A cada dia você tem a oportunidade de escolher o que queres para sua vida, uma paixão ou um amor inteligente. Faça sua escolha, você tem todo direito de escolher.

]Jânio Elpídio de Medeiros[

10 comentários:

  1. Ótimo texto.
    O amor e a paixão são sentimentos que devem ser administrado bem, para que, não nos deixe confusos.
    Eu prefiro o amor, se bem que a paixão é um sentimento maravilhoso,porém, acaba logo e o amor pode ser pra sempre, mais também se for correspondido se não for prefiro a paixão que pelo menos é cheio de emoção.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. É difícil demais falar desses sentimentos.
    Mas sei que eles são maravilhosos. Eu mesmo prefiro uma paixão, no fim ela doei menos, cicatriza bem mais rápido.
    O gostoso da paixão é a agonia que ela causa! rsrsrs
    Já o amor parece que não existe remédio para cura a sua perda, e doí todo dia, é uma feria aberta que sangra constantemente.
    Mas não posso negar que é bem melhor tem um amor inteligente do que uma paixão burra/cega/demente.

    Jânio Abraço forte!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Realmente o amor e a paixão são sentimentos muito parecidos.
    As vezes confunde as vezes machuca, mais quando é verdadeiro é maravilhoso chega a ser mágico e intenso!
    Gostei muito do texto!
    Parabéns! *-*

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto!!
    É inspirador e verdadeiro, pois paixão e amor são complementos diferenciados, e que podemos vivenciá-los num relacionamento...mas é preciso saber a dosagem certa de cada um, para não sufocar o companheiro(a) e ter um relacionamento apaixonante com muito amor.
    Abraços Jânio.

    ResponderExcluir
  6. Realmente lindo texto!

    Os sentimentos descritos são de extrema complexidade, às vezes, até confundidos. Só temos a capacidade de discernir sobre eles, quando os vivenciamos e aprendemos com os erros que cometemos.
    Um abraço amigo. Espero revê-lo em breve!

    ResponderExcluir
  7. Amei o texto, PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir