segunda-feira, 2 de maio de 2011

Matemática, minha vida.

Por toda a minha trajetória escolar na disciplina de matemática passei pelos “filhos de um desencantado modo de ver a matemática como moderna”, como frisa VALENTE. Professores que não gostavam de ensinar, mas praticavam o oficio para ao final do mês ter seu suado salário de professor. Lembro de uma professora de matemática com formação em geografia, que sempre falava que um dia as pessoas iam deixar de estudar matemática, pois não precisava mais de descoberta alguma nesta área do conhecimento e já existia calculadoras para nos ajudar com os cálculos e computadores eficazes para calcular o que desejássemos. Foi com esse tipo de mentalidade de alguns professores que minha formação escolar começou.
Que tipo de matemática meus professores me ensinou? Aquela matemática que não parecia servi para muita coisa, cálculos e mais cálculos, sem nenhuma aplicação prática e colocada sempre com muita FACILIDADE, pois os professores não estavam a fim de perder o seu tempo com alunos que tinham dificuldade em matemática. Não lembro nenhum colega reprovado na disciplina de matemática.
Hoje sou universitário do curso de licenciatura em matemática e professor do ensino fundamental da rede privada, e vejo que os meus avôs, bisavôs e tataravôs contribuíram de alguma forma para o saber matemático que temos e usufruímos. Vejo a matemática como uma área do conhecimento necessária para todos nós, humanos, sabendo que algumas pessoas necessitam desse conhecimento bem mais do que outras, mas no fim da historia podemos fazer um resumo e admitir que a matemática é necessária para nossa sobrevivência. Utilizamos a matemática desde o acordar até a hora de dormir, seja ao olhar o relógio, calcular o saldo bancário, ou até na construção de uma bomba nuclear e poderosos aviões de guerra.Para exemplificar o quanto a matemática é importante em nossas vidas, podemos pensar e refletir com algumas interrogações; como projetar uma mesa sem conhecimentos geométricos? Como calcular a velocidade de um carro sem usar de nenhum conhecimento matemático? Como fabricar um programa de computador sem a lógica? Essas interrogações nos deixa inquietos, mas ao mesmo tempo nos conforta e podemos assim admitir o quanto á matemática é presente em nossas vidas.
Vivo sonhando e desejando no mais intimo de minha alma, que quero ser um professor de matemática que saiba vê as heranças deixadas ao logo da historia por nossos parentes de profissão e a partir de NOVAS E VELHAS práticas, possa exercer o melhor do oficio de ser um EDUCADOR MATEMÁTICO. O legado deixado por nossos parentes profissionais é relevante e permite que façamos uma reflexão a cerca de nossas práticas. Hoje faço parte de uma geração que tenta mudar a visão (um bicho de sete cabeças e dez chifres) do que é a matemática, tarefa que não é fácil, mas com toda certeza ficará como herança para outras gerações futura.

Jânio Elpídio de Medeiros
Professor de matemática.

4 comentários:

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  2. Muito motivador, Jânio. Como dizia o poeta: "Os sonhos não envelhecem". Que assim sejam os nossos!
    Beijos.

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  3. Obrigado minha querida Regina. Vc tem toda razão, "os sonhos não envelhecem". Mil beijos e desejo que sejamos excelentes professores de matemática.

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  4. Pois é Jânio! Que pena que muita gente ainda não reconhece a importância desta linda ciência.

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