quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

VIVER em sociedade.

Viver em sociedade é um desafio porque às vezes ficamos presos a determinadas normas que nos obrigam a seguir regras limitadoras do nosso ser ou do nosso não-ser...
Quero dizer com isso que nós temos, no mínimo, duas personalidades: a objetiva, que todos ao nosso redor conhece; e a subjetiva... Em alguns momentos, esta se mostra tão misteriosa que se perguntarmos - Quem somos? Não saberemos dizer ao certo!!!
Agora de uma coisa eu tenho certeza: sempre devemos ser autênticos, as pessoas precisam nos aceitar pelo que somos e não pelo que parecemos ser... Aqui reside o eterno conflito da aparência x essência. E você... O que pensa disso?


Que desafio, hein?
"... Nunca sofra por não ser uma coisa ou por sê-la..." (Perto do Coração Selvagem - p.55)
Clarice Lispector

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Pode me chamar de GAY

Pode me chamar de gay, não está me ofendendo. Pode me chamar de gay, é um elogio. Pode me chamar de gay, apesar de ser heterossexual, não me importo de ser confundido. Ser gay me favorece, me amplia, me liberta dos condicionamentos. Não é um julgamento, é uma referência. Pode me chamar de gay, não me sinto desaforado, não me sinto incomodado, não me sinto diminuído, não me sinto constrangido.

Pode me chamar de gay, está dizendo que sou inteligente. Está dizendo que converso com ênfase. Está dizendo que sou sensível. Pode me chamar de gay. Está dizendo que me preocupo com os detalhes. Está dizendo que dou água para as samambaias. Está dizendo que me preocupo com a vaidade. Está dizendo que me preocupo com a verdade. Pode me chamar de gay. Está dizendo que guardo segredo. Está dizendo que me importo com as palavras que não foram ditas. Está dizendo que tenho senso de humor. Está dizendo que sou carente pelo futuro. Está dizendo que sei escolher as roupas.

Pode me chamar de gay. Está dizendo que cuido do corpo, afino as cordas dos traços. Está dizendo que falo sobre sexo sem vergonha. Está dizendo que danço levantando os braços. Pode me chamar de gay. Está dizendo que choro sem o consolo dos lenços. Está dizendo que meus pesadelos passaram na infância. Está dizendo que dobro toalha de mesa como se fosse um pijama de seda.

Pode me chamar de gay. Está dizendo que sou aberto e me livrei dos preconceitos. Está dizendo que posso andar de mãos dadas com os anéis. Está dizendo que assisto a um filme para me organizar no escuro. Pode me chamar de gay. Está dizendo que reinventei minha sexualidade, reinventei meus princípios, reinventei meu rosto de noite. Pode me chamar de gay. Está dizendo que não morri no ventre, na cor da íris, no castanho dos cílios. Pode me chamar de gay. Está dizendo que sou o melhor amigo da mulher, que aceno ao máximo no aeroporto, que chamo o táxi com grito.

Pode me chamar de gay. Está dizendo que me importo com o sofrimento do outro, com a rejeição, com o medo do isolamento. Está dizendo que não tolero a omissão, a inveja, o rancor. Pode me chamar de gay. Está dizendo que vou esperar sua primeira garfada antes de comer. Está dizendo que não palito os dentes. Está dizendo que desabafo os sentimentos diante de um copo de vinho. Pode me chamar de gay. Está dizendo que sou generoso com as perdas, que não economizo elogios, que coleciono sapatos.

Pode me chamar de gay. Está dizendo que sou educado, que sou espontâneo, que estou vivo para não me reprimir na hora de escrever. Pode me chamar de gay. Que seja bem alto.

A fragilidade do vidro nasce da força e do ímpeto do fogo.

Texto de Fabrício Carpinejar. Crônica do livro Canalha!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Confiança em mim

Vivemos em um mundo cercado de desconfiança, onde todos são suspeitos até que se prove o contrário. Muitas vezes essa desconfiança é fruto de insegurança e uma certa falta de autoconhecimento de se. Mais quero nesse post tratar não da desconfiança que assola muita gente, prefiro discorrer a respeito da CONFIANÇA, essa sim merece nossa atenção e reflexão.
Alguém disse que " a confiança que temos em nós mesmo, reflete-se em grande parte, na confiança que temos nos outros". LEMBREI... quem disse isso foi François. A frase mesmo tendo sido escrita em pleno século XVII está totalmente atualizada quando nos remetemos ao ato de confiar.
Paremos e façamos o exercício de lembrar de alguém que confia em se mesmo... Lembrou? quando estamos ao lado dessas pessoas um sentimento de confiança emana no ar.
O ato de confiar nos dar a certeza de que temos confiança em se mesmo. Deixemos de jugar as pessoas simplesmente pelo que somos ou entendemos da vida, sejamos mais cordiais para enxergar no outro alguém mais evoluído do que nós e com essa atitude vislumbremos a possibilidade de aprender a confiar usando dessa confiança como aprendizado.
Mais caro leitores, a confiança pode exaurir-se quando a exigimos, por tanto, nos cabe apenas confiar com equilíbrio, assim como todas as coisas deveriam ser... EQUILIBRADAS.
Agora eu, Jânio Medeiros, escritor de fim de noite vou dormir com a certeza de que confio em mim. Logo, confio no outro.