quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Coração que tenho

Estou com vontade de escrever, mais minha ânsia de vômito não quer deixar. Caros leitores, vou respirar e tentar arrumar algumas palavras e com vocês refletir mais uma vez sobre à vida. Hoje vou me ater aos sentimentos do coração.

Vamos aos Romanos, acho que eles podem nos ajudar a dar sentido a palavra CORAÇÃO.

Vejamos...

A palavra latina cor (ou cordis), que significa coração, deu origem a várias palavras da nossa língua. Veja alguns exemplos: concordar é palavra formada do latim con + cordis, isto é, com coração. Quando duas pessoas concordam é porque seus corações estão juntos ou unidos. Discordar, por outro lado, é o oposto. Vem do latim dis (separar) + cordis. Quem discorda, portanto, afasta-se do coração do outro. Recordar, por sua vez, quer dizer "trazer de novo ao coração". A expressão "saber de cor" também vem diretamente do latim: saber de coração, isto é, de memória. E, por último, vamos destacar a palavra coragem, que também deriva de cor. Para os antigos romanos, o coração era a sede da coragem.

Corroboro com os romanos ao afirmar que o coração é sede da coragem, pois "amar é um Ato de coragem" já dizia FREIRE. Mais amar alguém ou algo, requer um pensamento que gera atitudes pautadas pelo coração, pelo concordar, pelo amor fraterno. Portanto, devemos guardar todas as coisas boas e ruins de quem amamos no coração, seguindo o belo exemplo da Virgem Maria, mãe de Deus.

As vezes, quando as coisas andam difíceis rogo o conforto de quem sentiu a dor de uma fecha ultrapassar seu coração, mais um vez, maria ao ver seu filho na cruz, senti essa dor que podemos apenas tentar mensurar. Mais seguindo o exemplo dela, pedimos a Deus a força necessária para confortar o nosso coração.

Espero que o coração que trago no peito me ensine a ver e entender as pessoas com a humildade e a paciência necessária para um bom convívio.

Caros leitores, vou dormir um pouco e esperar a minha ânsia me deixar em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário