terça-feira, 31 de maio de 2016

A coroa que precisamos

Hoje, dia 31 de maio, católicos do mundo inteiro coroam Maria, a mãe de Cristo. Neste últimos dias o papel da mulher foi questionado pelo o "bela, recatada e do lar" ou pela cultura do estupro, portanto uso da representatividade da mulher mais admira pela história da humanidade para refletir sobre que mulher queremos entre nós, humanos.

Maria, um jovem mulher que estava as margens de uma sociedade que, como a nossa, vive um patriarcado assustador, foi escolhida para ser um ponto central na história da humanidade. Ela que, pelo seu "SIM" cheio de significado, optou pelo prosseguimento das planos de salvação da humanidade.

Precisamos, nos dias de hoje, que nossas mulheres [biológicas ou não] se empoderem da sua centralidade na nossa sociedade e que reafirme seu lugar no trabalho, na política, na cultura ou em qualquer lugar que desejar.

Coroamos Maria e ao mesmo tempo coroemos as outras mulheres que com o mesmo silêncio da Mãe de Deus, sabe discernir, planejar, pensar, executar e fazer a roda viva girar. Queremos Maria's de fé, mas também queremos as Maria's pecadoras, as humilhadas, as estupradas e as que não representam a normatividade estabelecidas coroadas com o reconhecimento diário do amor.

Jânio Elpídio de Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário