domingo, 20 de dezembro de 2009

O Pai da Etnomatematica















Ubiratan D'Ambrosio é o pai da etnomatemática no Brasil. Tive a oportunidade de conhece-lo no II seminário Regional de Educação Matemática. "O Movimento de Etnomatemática surgiu no Brasil em 1975 a partir dos trabalhos de Ubiratan D`Ambrosio".

O ensino de matemática não pode ser hermético nem elitista. Deve levar em
consideração a realidade sócio cultural do aluno, o ambiente em que ele vive e o
conhecimento que ele traz de casa. Essas afirmações fazem parte da
etnomatemática, teoria defendida por Ubiratan D‘Ambrosio, professor emérito
de matemática da Unicamp, professor do Programa de Estudos Pós-Graduados
de História da Ciência da PUC de São Paulo, professor credenciado no Programa de PósGraduação da Faculdade de Educação da USP e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp.

6 comentários:

  1. PREZADO JÂNIO,
    FIQUEI FELIZ COM A PUBLICAÇÃO DO MEU CREDO DO PROFESSOR (QUE AGORA É DE TODOS OS QUE ACREDITAM NO VERDADEIRO VALOR DO PROFESSOR).
    SE QUISEREM CONHECER MAIS DO MEU TRABALHO, ACESSEM MEU BLOG
    http://fabiogoncalveselinguagens.blogspot.com)
    ESCREVO PARA O SITE DO MEU MUNICÍPIO www.clarodospocoes.com (colunista Fábio Gonçalves) Podem transferir textos para suas reflexões. Creio que posso ajudar. Abraços, meu querido!

    Fábio Gonçalves
    fabioaguaboa@r7.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Jânio! Estouu iniciando os meus estudos na área de Etnomatemática. Sou estatística em Pernambuco e trabalhando através de projetos de extensão em uma comunidade do sertão pernambucano, percebi a vontade de um grupo de professores do ensino fundamental 1 em querer "ensinar melhor a matemática"(linguagem das profsa.). Percebi a necessidade de inserir os conceitos básicos da estatística, mas as professoras não sabem como ensinar, precisam primeiro apreendê-los. A partir disso, surgiu a motivação para estudar a etnomatemática, pois as professoras e os alunos a quem desejo destinar os meus esforços pertencem a zona rural, residem em casas de taipa(os alunos, todos), a comunidade é cercada por serras e vegetação caatingueira, tem um açude, não tem coleta de lixo, saneamento....as terras q moram são do governo estadual, plantão milho e feijão, cultivam tilápia.....e por aí vai...Se você puder mande-me textos, informações sobre as novidades da etnomatematica e especificamente se vc. souber alguém que trabalhe a estatística, melhor ainda. Uma abraço e até breve,
    Veridiana.

    ResponderExcluir
  3. O meu contato esqueci......veriluz_brincando@hotmail.com.
    Solicito correção no texto anterior, onde se ler plantão substituir por plantam milho ...
    obrigada e até breve,
    Veridiana.

    ResponderExcluir
  4. OLÁ VERIDIANA
    Eu te enviei um email com um texto e algumas considerações.

    ResponderExcluir
  5. Sou Gabriela,estudante do curso de Matemática,da Universidade do Estado do Pará,sou apaixonada pela matemática...o seria do mundo sem ela...

    ResponderExcluir
  6. Gabriela eu fico muito feliz com seu depoimento. Vê uma pessoa apaixonada por matemática, é para mim,motivo de alegria.

    ResponderExcluir