terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Mudar é preciso.


Seja bem vindo 2011, que você seja repleto de muito amor, saúde, prosperidade e muita reflexão, pois “pensar e repensar é o que podemos chamar de reflexão. Re-flexão : FLEXÃO é dobra; o RE indica retorno, para trás. Reflexão para trás: retorno do pensar sobre si mesmo para pensar melhor. Para examinar melhor o já pensado numa primeira vez”(LORIERI E RIOS 2008, livro Filosofia na escola). Começamos mais um ano e, como de costume, as esperanças se renovam, as expectativas afloram e queremos tentar mudar, mas para mudar é preciso REFLETIR.
Mas o que é mudar? Será que é realmente necessário mudar? Mudar porque ou por quem? São perguntas que nos leva a refletir, e nos deixa em crise. Às vezes penso que não devo mudar para agradar ninguém, mas será que isso é egoísmo meu, ou medo de sofrer e, por isso, coloco-me em uma bolha de proteção.
É sabido que a mudança é difícil e requer um exercício paciente de experimentar o novo. Hoje (alias, já faz algum tempo) tento mudar o jeito de olhar as pessoas, sempre tento olhar algo além da casca, da pele, da vestimenta. Mas ainda tenho muito que refletir este olhar que nem é puro e nem maquiavélico, mas é verdadeiro, às vezes jugador. Isso se dá pelo fato de ser humano e imperfeito, mas mesmo assim, somos convidados a mudar.

4 comentários:

  1. Que 2011 seja realmente diferente de tudo já vivido, que o sol brilhe em cada manhã, que mesmo após as tempestades ele volte a iluminar um lindo dia. Que as chuvas que cair leve as desilusões e traga em cada gota de orvalho sobre as flores, a esperança de um mundo mais justo e possamos refletir sobre tudo ao nosso redor e sobre nós mesmo. Desejo que a primavera deste ano floresça sua alegria, o verão seja quente e ao mesmo tempo aconchegante, que no outono caia não somente as folhas secas, mais também os pensamentos que te perturbam, e que assim como as folhas renovam na próxima estação sua vida também se renove e que o inverno traga uma tempestade de coisas boas.
    Peço desculpas pelo longo comentário.
    By: Zizi.

    ResponderExcluir
  2. é, é necessário nós pensarmos em mudança, mudar não quer dizer que iremos ser outra pessoa e sim ser uma pessoa melhor.

    ResponderExcluir
  3. Apreendo com clareza toda sua reflexão... A mudaça só é necessária se ouver um motivo, afinal, não seriamos sensatos se mudassemos algum juito de ser em vão. E a reflexão é fundamental, afinal, sem ela não seria possível que tivessemos uma noção do que realmente é necessário ser revisto e transformado, ou mudado.

    ResponderExcluir
  4. A mudança só vem de nós mesmos, não adianta alguem dizer que vai lhe mudar. Creio que isso não acontece, devemos mudar quando é necessário. Para o bom convívio ou qualquer outra espécie de relacionamento e bem estar.

    ResponderExcluir