sábado, 10 de setembro de 2011

Santa Luzia pode aprender com Rio Tinto.

Vivi meus primeiros anos na minha querida e amada Santa Luzia - PB, hoje resido em Rio Tinto-PB onde estou seguindo meus estudos na área da matemática na UFPB.

Quando aproxima-se a semana da pátria na cidade de Rio Tinto tudo muda, os ares das pessoas, a cidade começa a transforma-se para então festejar com muito orgulho e amor o aniversário da pátria. Essa Semana é regada de muita festa,vaquejada e desfiles cívico militar que é totalmente apoiado pela então prefeita Magna.

É sobre o desfile cívico militar que quero discorrer um pouco.

No dia sete se você estiver em Rio tinto, coloque seu protetor solar e seu óculos esculos no rosto e vá para as principais ruas da cidade e verás um verdadeiro show de plumas, paetês, leques e muito projeto social que vai mostrar através do desfile cívico seu trabalho durante todo o ano letivo.

O desfile começa quando a prefeita e sua comitiva de vereadores e secretários passam por todo o desfile fazendo sua revista e cumprimentando todos os alunos, professores e funcionários e riotintenses que estão ali para prestigiar o grande show. (veja as fotos)



O maior show é das bandas que passam o ano inteiro ensaiando e dedicando-se para fazer do dia sete de setembro uma festa. Posso ver uma expressão de cultura, conhecimento e muita vontade de mostrar que ainda amamos nosso Brasil e somos patriotas. (veja as fotos)


O que Santa Luzia tem a ver com tudo isso?

Acredito que minha estimada cidade deveria apoiar mais as escolas e cidadãos que tem a cultura como fonte de vida e que desejam expor o que melhor sabem. O desfile cívico é uma oportunidade de vislumbrar uma exposição dos trabalhos realizados dentro das escolas e instituições de cultura. Assim como a prefeita Magna, os homens públicos de Santa Luzia. inclusive o prefeito deveriam se mostrar mais patriotas e fazer do dia sete uma expressão de amor pelo Brasil e por nossa Querida Veneza paraibana, Santa Luzia, terra de homens e mulheres inteligentes.

PS: Os desfile é em pleno dia, ou seja, começa por volta das 10 hs e vai até acabar as apresentações de todas as escolas e bandas. A apresentação das bandas é o momento alto do desfile, onde podemos ver um verdade show de cultura.

Jânio Elpídio de Medeiros.

Um comentário:

  1. Quando fui diretor de escola aqui em Teixeira fiz voltar as comemorações do 7 de setembro. Graças a Deus a tradição "pegou" e ainda hoje temos desfiles que encantam a população.

    Leudo - Teixeira PB

    ResponderExcluir