domingo, 9 de outubro de 2011

Defeitos, Eu tenho e Você?


Qual é o defeito que te sustenta?

Vivo cheio de pessoas dizendo que isso é feio,é pecado, é defeito...

Então, senhores Santos de plantão, me defina o que é um defeito? Difícil né? cheguei a mais uma conclusão com o exercício diário da Reflexão, nossos defeitos nos sustentam, são bases firmes que muitas vezes é apenas visto com olhos avaliativos e maldosos.

Mas se um dia eu puder ver tudo o que já vivi, ou seja, ver o meu passado inteiro, com certeza enxergarei os defeitos que sempre estiveram ali para me sustentar. Vou continuar defeituoso, anti-simétrico , mas sempre na busca por viver sem dar ouvidos a outros que nem sabem, mas estão cheio de defeitos.

Tarde de domingo entediante, sentado no meu sofá rosa ao som dos meus pensamentos.
Jânio Elpídio de Medeiros, alguém cheio de defeitos.

4 comentários:

  1. Nossos defeitos são a intersecção daquilo que achamos que não é bom em nós com aquilo que os outros acham que não é bom em nós. Vale lembrar que em conjuntos o complementar seria vazio para esse caso. Nossas qualidades e defeitos são apenas a imagem daquilo que achamos, e onde o achismo se encontra impera o caos. Por isso continue com eles, é isso que nos faz diferentes um dos outros. O que importa é buscar a felicidade porque a tristeza é certa rsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Se tudo fosse certinho, seria muito chato. Não existiria balança no mundo. Tudo estaria perfeito, não precisaria medir nada. E eu não estaria aqui escrevendo esse recado, porque sou fruto de um defeito.

    ResponderExcluir
  3. POis é meu caro amigo Jânio!!

    Os defeitos fazem parte da nossa existência e devemos agradecer por isso. Imagine se todas as pessoas não tivessem defeito algum, então como iríamos definir o caráter, a personalidade, o carisma, entre outros atributos que nos fazem "classificar" as pessoas, principalmente aquelas que nos relacionamos diariamente. Muito sábia sua colocação, definir defeito realmente é difícil, já que os defeitos são vistos numa perspectiva diferente por cada tipo de pessoa.

    ResponderExcluir
  4. Texto pequeno e simples, e ao mesmo tempo amplo e carregado de significados!
    Tava lendo aqui, e o seguinte trecho me chamou atenção: "Então, senhores Santos de plantão, me defina o que é um defeito?"
    Bom, vocês que leem esse comentário agora podem estar então se perguntar: - Nossa,tantas frases e palavras bonitas, tipo "anti-simétrico" ou "avaliativo" no texto, e ela vai vidrar nessa perguntinha?"
    O fato é que adorei mesmo esse trecho. Nele está guardada a essência de todo texto e a sua própria resposta.
    Vejamos: Quando uma pessoa é repreendida por um erro (seja ele qual for) que cometeu,qual a resposta que ela geralmente dá? É: Ah...ninguém é perfeito!
    Certo, então concordamos que se ninguém é perfeito,todos temos imperfeições. Né isso? Ótimo!
    Bem, sinto muito informar aos Santos de plantão, como tratou meu amigo Jânio, mas 'imperfeição' é sinônimo de 'defeito', logo vocês sem perceberem, vivem admitindo que são defeituosos. Isso é gramática,não posso fazer nada.
    Enfim, o conselho aos que criticam, olham demais para os outros e esquecem de si é: Cuidado ao julgar demais, afinal de contas vocês vivem deixando claros os seus pontos fracos por ai, e alguém um dia vai querer te pôr na condição de réu. Sei até qual vai ser seu argumento de defesa na hora do julgamento: Ah...ninguém é perfeito!

    Beijo Jânio!
    Parabéns por mais uma reflexão!!!

    ResponderExcluir