quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Penélope Charmosa em defesa das crianças

Caro leitores do Blog "Reflexão todos os dias" estamos chegando perto dos dia das crianças e quero compartilhar com vocês um texto bastante reflexivo da Profª Cristiane Borges. Ela deixa a formalidade acadêmica de lado e escreve de uma forma totalmente clara para vocês leitores do blog. Boa leitura!

POR: CRISTIANE BORGES

Oi gente!

Achei muito legal esse lance da gente trocar a fotinha de nosso perfil no face, para uma personagem q nos trouxesse lembranças da infância, em protesto à violência contra crianças... Eu, como adoro a Penélope Charmosa, prontamente aderi...

Mas eu acho que, para além de trocar a foto do perfil, a gente deve aprofundar um pouco as reflexões sobre esse tema... Assistimos, cotidianamente, na mídia de uma forma geral e próximos a nós mesmos, cenas estarrecedoras de violência contra crianças... Violência física, sexual e moral... Esta última muitas vezes velada!!!

Um dia desses aconteceu um lance comigo muito trash... Eu estava dentro de meu carro, em um semáforo, e um menininho, com uns 7/8 anos, me pediu dinheiro... Eu me recuso a dar dinheiro a essas crianças pedintes, porque a gente sabe qual é o destino, né? Eu dou comida, dou brinquedo, dou roupa, mas dinheiro não!!! Pois bem, esse menino, diante da minha negativa, começou a fazer gestos obscenos para mim... No primeiro momento eu fiquei chocada, vendo aquele pirralhinho fazendo aquele monte de coisa com a mão, com a boca, etc... Depois, cai na real, e fiquei muito, mas muito triste, pensando no tipo de violência que aquela criaturinha já havia passado, nos poucos anos de sua vida, pra reagir daquela forma nesse evento.

Eu acho q isso é reflexo de uma sociedade doente, que perdeu totalmente os seus valores... Ontem eu estava discutindo isso com meus alunos de Estágio... Um dos alunos fez uma comparação entre a sociedade americana e japonesa... Resumidamente, meu aluno disse que o que motiva os americanos a estudar é a competitividade, já os japoneses são motivados por uma satisfação pessoal... Para além da dualidade oriente/ocidente, a nossa reflexão nos levou a concluir que, independente dos motivos, ambos encaram com seriedade a questão do estudo... Mas e aqui??? Qual a motivação??? Ouvimos seguidamente relatos de professores que ouvem de seus alunos que estudar não leva a nada, que é melhor ser traficante, prostituta, bandido... No fundo são crianças que estão sendo “violentadas cotidianamente”... São crianças que carecem de uma base familiar... São crianças que sofrem discriminação... São crianças q estão pedindo socorro!!! E muitas vezes a gente não consegue identificar esse pedido.

Mas isso não é um fato que acontece somente nas camadas populares, não!!! Eu já vi muito “filhinho de papai” com atitudes horrendas... E a minha leitura era a mesma: o que essa criança deve passar em casa, pra agir dessa forma???

Isso tem a ver com a complexidade inerente ao ser humano... Muitas vezes as nossas ações são fruto daquilo q está entalado em nossas gargantas, mas que não conseguimos expressar verbalmente... Nós, que temos o privilégio de trabalhar com gente, como o “humano”, devemos nos “humanizar” e tentar ler essas entrelinhas.

Bem... Pra finalizar minha reflexão vou utilizar um chavão muito batido, mas apropriado pro momento: as crianças vão ser o futuro do Brasil... Mas que futuro será esse se a gente assistir de camarote toda essa gama de violência??? Que tipo de “cidadão” vai fazer parte de nossa sociedade no futuro? Será que queremos perpetuar um padrão de pessoas sem ética, sem valores, sem objetivos, frutos de uma infância de violência, nem um pouco salutar???

Vamos pensar sobre isso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário