quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Protagonismo Juvenil e o professor


A juventude é a etapa da vida onde estamos nos transformando e construindo espaços que vão nos formar, vai nos constituir como sujeito. Nessa etapa da vida sofremos muitos e também somos felizes demais, é a época da intensidade.

Hoje ouvimos muito falar em perca de valores ou até mesmo mudanças de valores. Realmente os jovens mudaram como quase tudo mudou na sociedade. Mas porque os jovens carregam esse fardo pesado da culpa.Ouvimos sempre alguém falando que "os jovens de hoje, não querem nada com a vida". Isso não é verdade, os jovens modernos, apenas mudaram suas maneiras de lutar pelos seus direitos, eles são MODERNOS.Ao invés de pintar suas caras, eles escrevem em seus blogs, ao invés de pedir o impeachment do presidente, simplesmente se recusam de votar. Os jovens estão protagonizando novos tempos...

O jovem mostra no seu jeito de vestir, falar e em suas atitudes de forma geral que são diferentes sim, mas tem potencialidades de protagonizar coisas boas e significativas.

Para nos professores, educar os jovens modernos do século XXI é um desafio e devemos nos manter informados e respeitosos com as atitudes dos jovens que na verdade querem apenas seu lugar ao sol.

Infelizmente, “A escola não enxerga, no estudante que recebe , um outro jovem. Já não mais aquele que vinha para receber lições, mas um outro que chega desejoso de construir suas formas de expressão” (Carneiro, 2002)

houveram várias mudanças significativas na sociedade, menos dentro da escola. Essas instituições de ensino continuam com modelos arcaicos e regados de muito preconceito, afastando os jovens e deixando um lugar quase torturante para alguns alunos.

Ensinar e aprender na sociedade do tênis rosa, da camisa gola V e dos celulares super modernos consiste em deixar o velho e ir ao novo, sem esquecer das contribuições dos VELHOS Sábios.

Cabe a nós, professores potencializar nossos jovens e orienta-los para saber usufruir bem toda sua energia em prol de se mesmo e de uma sociedade melhor, mas humana.

Lembremos, sempre de conjugar assim... Eu sou, tu és , nós somos HUMANOS

Jânio Elpídio de Medeiros, professor de Matemática.

domingo, 9 de outubro de 2011

Defeitos, Eu tenho e Você?


Qual é o defeito que te sustenta?

Vivo cheio de pessoas dizendo que isso é feio,é pecado, é defeito...

Então, senhores Santos de plantão, me defina o que é um defeito? Difícil né? cheguei a mais uma conclusão com o exercício diário da Reflexão, nossos defeitos nos sustentam, são bases firmes que muitas vezes é apenas visto com olhos avaliativos e maldosos.

Mas se um dia eu puder ver tudo o que já vivi, ou seja, ver o meu passado inteiro, com certeza enxergarei os defeitos que sempre estiveram ali para me sustentar. Vou continuar defeituoso, anti-simétrico , mas sempre na busca por viver sem dar ouvidos a outros que nem sabem, mas estão cheio de defeitos.

Tarde de domingo entediante, sentado no meu sofá rosa ao som dos meus pensamentos.
Jânio Elpídio de Medeiros, alguém cheio de defeitos.

Dez Coisas que Levei Anos Para Aprender



1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom, não pode ser uma boa pessoa.

2. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas.

3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance.

4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca.

5. Não confunda nunca sua carreira com sua vida.

6. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite.

7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria "reuniões".

8. Há uma linha muito tênue entre "hobby" e "doença mental".

9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito.

10. Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic.

Luís Fernando Veríssimo

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Os blogs a trabalho da informação

O vale do sabugy vive constantemente discutindo a respeito da politica, seja investigando quem será os candidatos das eleições 2012 ou mesmo avaliando os mandatos atuais.
O exercício da reflexão é importante para escolhermos com segurança nossos representantes e avaliar de forma continua processual esse que outrora foram escolhidos. Os blogs comprem um papel importante, pois propicia aos leitores as informações necessárias e trazem sempre pontos de discussões que são pertinentes ao direitos dos cidadãos.
Hoje os blogs possibilitam várias discussões que poderão configurar novos resultados nas candidaturas futuras, pois a cada dia nos tornamos mais pro-ativos na política, sempre buscando o entendimento das posturas existentes.
Santa Luzia -PB vive esse quadro com o Blog do meu amigo Zé Aderivaldo http://zeaderivaldo.blogspot.com/ . Em poucos meses o blog tem mais de 21 mil visualizações. Acredito que Zé possibilita aos santaluzienses a oportunidade de mostrar ao Vale o que acontece com a politica Santaluziense. Da mesma forma existem outros santaluzienses que cumprem essa postura de preocupação com a informação.
Com o advento da informação rápida podemos divulgar os bons resultados e discutir os maus. Acredito que estamos no caminho certo.

Por mais, fico na espera de dias melhores ...

Jânio Elpídio de Medeiros

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

É por isso que sou Professor.


Caros leitores desse espaço de REFLEXÃO, quero lhes pedir licença para compartilhar com vocês algumas cartas cheias de carinho que recebi de alguns alunos meus do 6º ano do ensino fundamental do Centro Educacional Beatriz Menezes onde trabalho como professor de matemática.
É por esses alunos e pelos demais que passo inúmeras horas acordado para levar o melhor e lhes garantir uma educação matemática de qualidade. MENINOS E MENINAS,hoje sou mais feliz por saber que vocês gostam de mim. :)

Brayan, Ana Paula, Cibelle e Ricardo meu muito obrigado pelo carinho.

Leitores, leiam as cartas de meus alunos....






Penélope Charmosa em defesa das crianças

Caro leitores do Blog "Reflexão todos os dias" estamos chegando perto dos dia das crianças e quero compartilhar com vocês um texto bastante reflexivo da Profª Cristiane Borges. Ela deixa a formalidade acadêmica de lado e escreve de uma forma totalmente clara para vocês leitores do blog. Boa leitura!

POR: CRISTIANE BORGES

Oi gente!

Achei muito legal esse lance da gente trocar a fotinha de nosso perfil no face, para uma personagem q nos trouxesse lembranças da infância, em protesto à violência contra crianças... Eu, como adoro a Penélope Charmosa, prontamente aderi...

Mas eu acho que, para além de trocar a foto do perfil, a gente deve aprofundar um pouco as reflexões sobre esse tema... Assistimos, cotidianamente, na mídia de uma forma geral e próximos a nós mesmos, cenas estarrecedoras de violência contra crianças... Violência física, sexual e moral... Esta última muitas vezes velada!!!

Um dia desses aconteceu um lance comigo muito trash... Eu estava dentro de meu carro, em um semáforo, e um menininho, com uns 7/8 anos, me pediu dinheiro... Eu me recuso a dar dinheiro a essas crianças pedintes, porque a gente sabe qual é o destino, né? Eu dou comida, dou brinquedo, dou roupa, mas dinheiro não!!! Pois bem, esse menino, diante da minha negativa, começou a fazer gestos obscenos para mim... No primeiro momento eu fiquei chocada, vendo aquele pirralhinho fazendo aquele monte de coisa com a mão, com a boca, etc... Depois, cai na real, e fiquei muito, mas muito triste, pensando no tipo de violência que aquela criaturinha já havia passado, nos poucos anos de sua vida, pra reagir daquela forma nesse evento.

Eu acho q isso é reflexo de uma sociedade doente, que perdeu totalmente os seus valores... Ontem eu estava discutindo isso com meus alunos de Estágio... Um dos alunos fez uma comparação entre a sociedade americana e japonesa... Resumidamente, meu aluno disse que o que motiva os americanos a estudar é a competitividade, já os japoneses são motivados por uma satisfação pessoal... Para além da dualidade oriente/ocidente, a nossa reflexão nos levou a concluir que, independente dos motivos, ambos encaram com seriedade a questão do estudo... Mas e aqui??? Qual a motivação??? Ouvimos seguidamente relatos de professores que ouvem de seus alunos que estudar não leva a nada, que é melhor ser traficante, prostituta, bandido... No fundo são crianças que estão sendo “violentadas cotidianamente”... São crianças que carecem de uma base familiar... São crianças que sofrem discriminação... São crianças q estão pedindo socorro!!! E muitas vezes a gente não consegue identificar esse pedido.

Mas isso não é um fato que acontece somente nas camadas populares, não!!! Eu já vi muito “filhinho de papai” com atitudes horrendas... E a minha leitura era a mesma: o que essa criança deve passar em casa, pra agir dessa forma???

Isso tem a ver com a complexidade inerente ao ser humano... Muitas vezes as nossas ações são fruto daquilo q está entalado em nossas gargantas, mas que não conseguimos expressar verbalmente... Nós, que temos o privilégio de trabalhar com gente, como o “humano”, devemos nos “humanizar” e tentar ler essas entrelinhas.

Bem... Pra finalizar minha reflexão vou utilizar um chavão muito batido, mas apropriado pro momento: as crianças vão ser o futuro do Brasil... Mas que futuro será esse se a gente assistir de camarote toda essa gama de violência??? Que tipo de “cidadão” vai fazer parte de nossa sociedade no futuro? Será que queremos perpetuar um padrão de pessoas sem ética, sem valores, sem objetivos, frutos de uma infância de violência, nem um pouco salutar???

Vamos pensar sobre isso!!!

domingo, 2 de outubro de 2011

Onde está a felicidade?


POR: ALEX BRUNO


Essa é uma pergunta que muitos vivem a se questionar, e a maioria das pessoas estão em busca dessa resposta. Se dizem estar a procura da felicidade.

Mas será que a felicidade é algo que devemos alcançar? Sendo assim, quantas pessoas conseguiram alcançar esse estado psicológico? O que elas usaram para conseguir encontrar a tal felicidade tão sonhada e esperada por muitos?

Se felicidade é algo que devemos buscar alcançar, eu gostaria de saber: Quais as ferramentas que deveríamos usar para obtê-la?

Seria a riqueza, o dinheiro, a fama ou sucesso profissional, que trazem consigo o estado pleno de felicidade? Seriam as pessoas mais bem sucedidas pessoal e profissionalmente, as que realmente estão felizes? Ou felicidade diz respeito a estar ao lado das pessoas que amamos?

São essas questões acima citadas que eu gostaria de “responder” de acordo com minha experiência de vida e baseando-me em leituras e reflexões que me fizeram pensar e refletir sobre o tema em questão.

Nas entrelinhas deste pequeno texto, gostaria de explicitar as minhas idéias e convidar você para refletir junto comigo. Seria eu bom o suficiente para responder a pergunta acima apresentada? Diria que sim, mas não exclusivamente eu Alex Bruno, e sim eu Humano.

Assim como eu, você também tem a capacidade para responder, não só esta mas qualquer outra questão que diz respeito a natureza humana.

Mas, vamos lá...

Eu acredito que “felicidade” não é algo que devemos alcançar, pelo contrário, a felicidade existe e esta presente em nós desde o nascimento ou até mesmo se internaliza em nossa mente através da experiência. Bom, isso não vem ao caso neste momento, uma vez que, o que nos interessa é só saber que a felicidade não precisa ser alcançada, uma vez que você já tem ela dentro de si.

O número de pessoas que conseguiram alcançar a felicidade é impossível de ser calculado, mesmo para um grande matemático, como o meu caro amigo Jânio Medeiros. Isso porque, felicidade é um estado de espírito que não se vive constantemente. Mas se faz presente em momentos diversos da nossa vida, são pequenos gestos, ações, momentos, lembranças e situações que nos fazem feliz, por esse motivo, acredito eu que todo ser humano já experimentou o que é estar feliz, mas poucos sabem reconhecer, pois vivem na ilusão de que ser feliz é estar sempre com um sorriso no rosto, mas a coisa não é bem assim.

Não é preciso usar formula, nem métodos para alcançar a felicidade, a melhor ferramenta que você pode utilizar para ser feliz é a sua Vida.

É claro que a riqueza nos proporciona o conforto, mas não compra uma vida feliz

“O dinheiro compra a cama, mas não o descanso” (Augusto Cury)

“A fama que acompanha o sucesso não proporciona a felicidade” (Augusto Cury)

Belíssimas frases do escritor Augusto Cury, respondem bem a certas questões. Realmente muitas pessoas têm em sua vida: a riqueza, o dinheiro, a fama, o sucesso profissional, mas ainda sim estão pobres de felicidade, enquanto outros podem até não ter esses requisitos, mas simples momentos em sua vida lhes proporciona uma felicidade que não tem preço. Dinheiro compra muita coisa, mas a felicidade jamais estará a venda. Estar ao lado de quem amamos, contribui bastante para a felicidade em nosso espírito e é sempre bom mantermos quem amamos juntos de nós. Então, se a Vida é a melhor ferramenta para ser feliz, como devo utiliza - lá?

Da melhor maneira possível, viva intensamente cada momento, redescubra o prazer de sentir-se feliz por saber que está vivo e que o sol está radiante ao amanhecer. Seja feliz por ter uma família, amigos, pessoas que gostam de você. Abrace a felicidade em pequenas atitudes, um abraço, um beijo, um aperto de mão, um cafuné, enfim, toda forma de carinho traz consigo o estado da felicidade. Encontre motivos simples para sorrir, sorria ao ver uma criança brincando, alguém dançando, cantarolando, e faça o mesmo, ser feliz é manter uma vida cheia de realizações, mas não de realizações materiais e sim de realizações emocionais. Você pode ser a pessoa mais pobre em dinheiro, mas pode se tornar a mais rica em emoções, basta querer.

Então a pergunta acima apresentada, eu diria que SÓ VOCÊ É CAPAZ DE RESPONDER, uma vez que a felicidade esta presente em seu íntimo e só você pode desperta-lá e fazer uso desse estado psicologico tão maravilhoso.

Não espere para depois, reflita as palavras aqui apresentadas e comece desde já a enxergar a sua vida como um espetáculo que a cada dia lhe proporciona um capitulo novo, com novos personagens e histórias fascinantes para descobrir. A melhor maneira de ser feliz é fazendo aquilo que você sempre fez de maneira mais agradavel. Ser feliz é viver intensamente, por isso saiba que a felicidade, não depende de outra coisa ou de outra pessoa, a felicidade só depende de você.

Para concluir essa singela exposição de idéias, gostaria de apresentar um pequeno trecho do livro “Dez Leis Para Ser Feliz” do grande escritor Augusto Cury.

“Ser feliz não é ter uma vida perfeita.

Ser feliz é reconhecer que vale apena viver, apesar de todos os desafios, perdas e frustações.

Ser feliz é deixar de ser vítima de seus problemas e se tornar autor da própria história”

Te desejo de coração que Você seja sempre Feliz!!!


Alex Bruno Soares/ Psicologia 2º período/ UFPB