sábado, 11 de dezembro de 2010

EM BUSCA DO RESPEITO.


Gosto muito de observar as atitudes das pessoas que estão a minha volta. Observo as falas, as feições dos rostos, os olhares, em fim, as posturas. E sempre fico abismado como as pessoas a cada dia que passa são mais preconceituosas, que julgam as demais como se fossem donas de toda a verdade existente. Não devemos esquecer que, as vezes, somos forçados a sermos preconceituosos. posso explicar (acho que posso). Hoje, como também ontem, existe na nossa sociedade uma coisa chamada modelo(Objeto destinado a ser reproduzido por imitação), então, tudo o que foge desse modelo se torna esquisito, não usual, e deixado de lado, porque o lado é lugar para os diferentes.
Nas minhas observações, que são muitas, sempre escuto alguém falando que Negro não era pra ter saido da senzala, que mulher é para ficar na cozinha, que gay é para sofre,pois são um bando de malditos, que cabelo é para ser liso, que homem tem que ser grosso e mulher meiga. Nossa!!! são muitos modelos criados a anos e que serve para medir, mensura, avaliar alguém, mas somos pessoas e por natureza complexas. Como podemos ser medidos e visto por coisas tão pequenas? É, mas isso é uma realidade. Todos nós já fomos preconceituosos. Bem, isso é um problema, mas problema maior é não reconhecer, pois a primeira atitude se quisermos deixar de ser preconceituosos é reconhece-lo e tentar mudar. Começar a olhar as pessoas e tentar entender suas atitudes e se colocar no seu lugar, vê as coisas no mesmo ângulo dos observados.Preconceito é falta de conhecimento, é não conhecer algo e atribuir um juizo de valor a respeito do que não se conhece.
Precisamos de RESPEITO.
Espero que a vida seja mais cheia de reflexões na perspectiva de MUDANÇAS.


6 comentários:

  1. É verdade Jânio! Vivemos em uma sociedade heterossexual, branca e preconceituosa! Devemos mudar esse modo de pensar! Se faço parte de uma minoria isso não implica dizer que sou mais ou menos que outra pessoa! Somos TODOS iguais e merecemos respeito e direito IGUAIS!

    ResponderExcluir
  2. Preconceito é um pensamento pequeno, mesquinho do se acha que sabe.

    ResponderExcluir
  3. comungo com a sua ideia. num tempo em que se anuncia uma falsa pós-modernidade, os indivíduos são levados a uma situação conflitante em que os incidentes raciais, a limpeza étnica, a desaprovação das idieas do outro e a impossibilidade de o semelhante escolher seu modo de vida sem que seja repreendido ferem a identidade e a diferença. a sociedade tem de ser mais tolerante e respeitar as diferenças

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Pelo Blog Janio. Bela Postagem. Aliaz, Belas Postagens!

    ResponderExcluir
  5. Devemos mudar nossos conceitos, pois, o homem tem direito a escolher seus próprios caminhos e quem somos nós para jugarmos. gostei do texto e do blog. Estou seguindo.Me siga tbm. bjsss.http://luzia-medeiros.blogspot.com/

    ResponderExcluir