domingo, 2 de outubro de 2011

Onde está a felicidade?


POR: ALEX BRUNO


Essa é uma pergunta que muitos vivem a se questionar, e a maioria das pessoas estão em busca dessa resposta. Se dizem estar a procura da felicidade.

Mas será que a felicidade é algo que devemos alcançar? Sendo assim, quantas pessoas conseguiram alcançar esse estado psicológico? O que elas usaram para conseguir encontrar a tal felicidade tão sonhada e esperada por muitos?

Se felicidade é algo que devemos buscar alcançar, eu gostaria de saber: Quais as ferramentas que deveríamos usar para obtê-la?

Seria a riqueza, o dinheiro, a fama ou sucesso profissional, que trazem consigo o estado pleno de felicidade? Seriam as pessoas mais bem sucedidas pessoal e profissionalmente, as que realmente estão felizes? Ou felicidade diz respeito a estar ao lado das pessoas que amamos?

São essas questões acima citadas que eu gostaria de “responder” de acordo com minha experiência de vida e baseando-me em leituras e reflexões que me fizeram pensar e refletir sobre o tema em questão.

Nas entrelinhas deste pequeno texto, gostaria de explicitar as minhas idéias e convidar você para refletir junto comigo. Seria eu bom o suficiente para responder a pergunta acima apresentada? Diria que sim, mas não exclusivamente eu Alex Bruno, e sim eu Humano.

Assim como eu, você também tem a capacidade para responder, não só esta mas qualquer outra questão que diz respeito a natureza humana.

Mas, vamos lá...

Eu acredito que “felicidade” não é algo que devemos alcançar, pelo contrário, a felicidade existe e esta presente em nós desde o nascimento ou até mesmo se internaliza em nossa mente através da experiência. Bom, isso não vem ao caso neste momento, uma vez que, o que nos interessa é só saber que a felicidade não precisa ser alcançada, uma vez que você já tem ela dentro de si.

O número de pessoas que conseguiram alcançar a felicidade é impossível de ser calculado, mesmo para um grande matemático, como o meu caro amigo Jânio Medeiros. Isso porque, felicidade é um estado de espírito que não se vive constantemente. Mas se faz presente em momentos diversos da nossa vida, são pequenos gestos, ações, momentos, lembranças e situações que nos fazem feliz, por esse motivo, acredito eu que todo ser humano já experimentou o que é estar feliz, mas poucos sabem reconhecer, pois vivem na ilusão de que ser feliz é estar sempre com um sorriso no rosto, mas a coisa não é bem assim.

Não é preciso usar formula, nem métodos para alcançar a felicidade, a melhor ferramenta que você pode utilizar para ser feliz é a sua Vida.

É claro que a riqueza nos proporciona o conforto, mas não compra uma vida feliz

“O dinheiro compra a cama, mas não o descanso” (Augusto Cury)

“A fama que acompanha o sucesso não proporciona a felicidade” (Augusto Cury)

Belíssimas frases do escritor Augusto Cury, respondem bem a certas questões. Realmente muitas pessoas têm em sua vida: a riqueza, o dinheiro, a fama, o sucesso profissional, mas ainda sim estão pobres de felicidade, enquanto outros podem até não ter esses requisitos, mas simples momentos em sua vida lhes proporciona uma felicidade que não tem preço. Dinheiro compra muita coisa, mas a felicidade jamais estará a venda. Estar ao lado de quem amamos, contribui bastante para a felicidade em nosso espírito e é sempre bom mantermos quem amamos juntos de nós. Então, se a Vida é a melhor ferramenta para ser feliz, como devo utiliza - lá?

Da melhor maneira possível, viva intensamente cada momento, redescubra o prazer de sentir-se feliz por saber que está vivo e que o sol está radiante ao amanhecer. Seja feliz por ter uma família, amigos, pessoas que gostam de você. Abrace a felicidade em pequenas atitudes, um abraço, um beijo, um aperto de mão, um cafuné, enfim, toda forma de carinho traz consigo o estado da felicidade. Encontre motivos simples para sorrir, sorria ao ver uma criança brincando, alguém dançando, cantarolando, e faça o mesmo, ser feliz é manter uma vida cheia de realizações, mas não de realizações materiais e sim de realizações emocionais. Você pode ser a pessoa mais pobre em dinheiro, mas pode se tornar a mais rica em emoções, basta querer.

Então a pergunta acima apresentada, eu diria que SÓ VOCÊ É CAPAZ DE RESPONDER, uma vez que a felicidade esta presente em seu íntimo e só você pode desperta-lá e fazer uso desse estado psicologico tão maravilhoso.

Não espere para depois, reflita as palavras aqui apresentadas e comece desde já a enxergar a sua vida como um espetáculo que a cada dia lhe proporciona um capitulo novo, com novos personagens e histórias fascinantes para descobrir. A melhor maneira de ser feliz é fazendo aquilo que você sempre fez de maneira mais agradavel. Ser feliz é viver intensamente, por isso saiba que a felicidade, não depende de outra coisa ou de outra pessoa, a felicidade só depende de você.

Para concluir essa singela exposição de idéias, gostaria de apresentar um pequeno trecho do livro “Dez Leis Para Ser Feliz” do grande escritor Augusto Cury.

“Ser feliz não é ter uma vida perfeita.

Ser feliz é reconhecer que vale apena viver, apesar de todos os desafios, perdas e frustações.

Ser feliz é deixar de ser vítima de seus problemas e se tornar autor da própria história”

Te desejo de coração que Você seja sempre Feliz!!!


Alex Bruno Soares/ Psicologia 2º período/ UFPB

15 comentários:

  1. Nossa,parabéns ao texto Alex Bruno,simplismente adorei,viajei nele,parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com todas as suas palavras colega . Adorei seu texto se continuar assim vc vai longe viu , futuro Augusto Cury ...

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo, viu? Parabéns, escreve bem demais =D

    ResponderExcluir
  4. Noossa,esse textoo me encantou,tomara que eu consiga encontrar minha verdadeira felicidade! obriigado por estee textoo e continuue assim!

    ResponderExcluir
  5. Ótima reflexão, esta de parabéns pelos pontos observados, eu particularmente acrescentaria algumas coisas, mas cada um possui sua experiência e sabedoria. Você é uma pessoa muito especial e eu desejo que seja muito feliz na sua vida! Sucesso!! =D

    ResponderExcluir
  6. Felicidade não tem peso,nem tem medida,não pode ser comprada,não se empresta, não se toma emprestada,não resiste a cálculos, porque não é material,nos padrões materiais do nosso mundo.
    Só pode ser legítima,é esse meu pensamento sobre a felicidade,parabéns pelo seu pensamento e seu texto!

    ResponderExcluir
  7. Uma Otima reflexão,esta de Parabéns seu texto.

    Muito Sucesso e espero ler outros textos feito por voçe .. abraços.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, lindas suas palavras, brilhante exposição de pensamento, você inicia muito bem a utilização da maiêutica socrática, entretanto, não gosto muito quando utiliza o Cury mesmo sabemos que alguns de sua área são apaixonados por ele o que penso sobre ele é; um ser alienador de pensamento que vive a escrever coisas pra pessoas frustradas, transtornadas e depressivas realizando um bloqueio psíquico momentâneo e não realmente ajudando no desenvolvimento do poder da razão humana pra a cura destas patologias que representam um grande mal na nossa sociedade moderna!
    A você meu querido amigo sei que será muito mais do que um Cury da vida pois tens o poder da investigação e reflexão profunda, ao invés da utilização pra auto-promoção irar promover uma revolução intima em pessoas de nossa sociedade com isto iremos fazer o trabalho que nos foi designados o de ajudar pela razão humana aqueles que ainda não são iluminados!!!

    Joab César.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, é preciso bons pensamentos pra tantas palavras bonitas, muito lindo adorei .

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Bruno... Muito bom isso! Se cada pessoa sentir a felicidade dessas boas formas seria muito bom. Parabéns mesmo =D

    ResponderExcluir
  11. Adorei o conjunto de pensamentos q vc usou...
    Conseguiu através do seu texto me fazer refletir e como objetivo por vc proposto, consegui concluir oq era felicidade pra mim...
    Parabéns!
    Continue escrevendo, poís são escritores como vc que estamos precisando atualmente...
    ;P

    ResponderExcluir
  12. Tem tudo a haver comigo todas as Palavras mas ainda falta muito pra eu ser feliz ou eu sou feliz e não sei.mas ta massa seu texto parabens.abraço
    Ricardo Alves

    ResponderExcluir
  13. Adoreei.... também acredito que o próprio autor da felicidade somos nós mesmos, mas ainda assim teimamos em procurar a felicidade como se ela fosse algo palpável! Parabéns, gostei de mais;D
    Jéssica Dias

    ResponderExcluir
  14. muito bom !!!!!! compartilho da opinião de que somos autores da nossa propria felicidade cm foi dito sabiamente a vontade jamais pode ser satisfeita,ou seja, se formos esperar a felicidade apenas quando satisfazermos nossos desejos ñ seremos nunca felizes tendo em vista que sempre teremos um desejo insatisfeito.

    ResponderExcluir
  15. Muito lindo esse texto Alex principalmente o titulo "Onde está a felicidade?" acho q muitos se perguntam aonde ela está e poucos sabem q ela está bem ao seu lado como você mesmo diz em seu texto não precisa de coisas matérias para ser feliz muito menos ter muito dinheiro você apenas precisa viver cada minuto como se ele fosse o único...
    Amei mesmo seu texto está bem criativo.
    Gláuciely Eustáquio

    ResponderExcluir