quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Protagonismo Juvenil e o professor


A juventude é a etapa da vida onde estamos nos transformando e construindo espaços que vão nos formar, vai nos constituir como sujeito. Nessa etapa da vida sofremos muitos e também somos felizes demais, é a época da intensidade.

Hoje ouvimos muito falar em perca de valores ou até mesmo mudanças de valores. Realmente os jovens mudaram como quase tudo mudou na sociedade. Mas porque os jovens carregam esse fardo pesado da culpa.Ouvimos sempre alguém falando que "os jovens de hoje, não querem nada com a vida". Isso não é verdade, os jovens modernos, apenas mudaram suas maneiras de lutar pelos seus direitos, eles são MODERNOS.Ao invés de pintar suas caras, eles escrevem em seus blogs, ao invés de pedir o impeachment do presidente, simplesmente se recusam de votar. Os jovens estão protagonizando novos tempos...

O jovem mostra no seu jeito de vestir, falar e em suas atitudes de forma geral que são diferentes sim, mas tem potencialidades de protagonizar coisas boas e significativas.

Para nos professores, educar os jovens modernos do século XXI é um desafio e devemos nos manter informados e respeitosos com as atitudes dos jovens que na verdade querem apenas seu lugar ao sol.

Infelizmente, “A escola não enxerga, no estudante que recebe , um outro jovem. Já não mais aquele que vinha para receber lições, mas um outro que chega desejoso de construir suas formas de expressão” (Carneiro, 2002)

houveram várias mudanças significativas na sociedade, menos dentro da escola. Essas instituições de ensino continuam com modelos arcaicos e regados de muito preconceito, afastando os jovens e deixando um lugar quase torturante para alguns alunos.

Ensinar e aprender na sociedade do tênis rosa, da camisa gola V e dos celulares super modernos consiste em deixar o velho e ir ao novo, sem esquecer das contribuições dos VELHOS Sábios.

Cabe a nós, professores potencializar nossos jovens e orienta-los para saber usufruir bem toda sua energia em prol de se mesmo e de uma sociedade melhor, mas humana.

Lembremos, sempre de conjugar assim... Eu sou, tu és , nós somos HUMANOS

Jânio Elpídio de Medeiros, professor de Matemática.

Um comentário:

  1. Voce consegue traduzir em seus artigos a verdade e a atualidade sem maquiagem.

    Jose Leudo - Teixeira PB

    ResponderExcluir