sábado, 13 de agosto de 2011

O Professor no combate ao Bullying: Postura docente que precisa ser vislumbrada.

Nos últimos anos muito se tem discutido sobre o preconceito em todas as esferas da nossa sociedade. Mas a escola ainda é um local onde muitas vezes esses preconceitos começam a aflorar e tornam-se entranhados na vida dos que praticam o preconceito e nas pobres vidas dos que são vítimas desse mal que pode marcar uma pessoa por toda uma vida.

O preconceito em sala de aula hoje é denominado bullying. São piadas homofóbicas, racistas, estéticas, elitistas, dentre outras que as vítimas podem sentir.

Sabemos que existe muito Bullying nas escolas, mas a pergunta que nao quer calar é: Qual o papel do professor no combate ao Bullying? Sou professor e meu maior objetivo é formar cidadãos críticos e reflexivos que sejam capazes de respeitar as diferenças e sobreviver nesse mundo que a cada dia se faz mais plural. O combate ao Bullying é um fator importante na ação docente.

Sejamos mais humanos e capazes de reconhecer as diferenças e ensinar a nossos alunos que o respeitar é base do bom convívio em uma sociedade extremamente pluralizada.

Tornar-se professor nos dias de hoje tem se tornado algo difícil, seja pelo baixo salário, pelas péssimas condições de trabalho, ou até mesmo pelo não reconhecimento da profissão, mas nada justifica a omissão do professor quanto às questões dos direitos humanos que são inerentes a vida de nossos alunos que estão em formação.

Estou aqui através dessas poucas palavras para alertar a importância do combate ao bullying por nós professores, vamos deixar de virar a cara as coisas que muitas vezes chamamos de brincadeira de crianças, pois essas brincadeiras não tem nenhuma graça e podem levar muitas crianças até a morte.

Faço um apelo ao todos os colegas de profissão: Vamos combater o bullying em nossas aulas, pois assim estamos combatendo a falta de tolerância e a violência.

Por um mundo mais tolerante.

Jânio Elpídio de Medeiros


PS:Para os que foram vítimas de Bullying na época da escola deixem aqui seus relatos em forma de comentário. Quem não quiser se identificar escreva como anônimo.

2 comentários:

  1. Sei bem o que é isso...As pessoas parecem que têm prazer em viver desse tipo de coisa e acho que estão brincando! O que é engraçado vc olhar pra alguém que está no seu canto e ofendê-lo de graça...O prazer vem de onde? Elefante CDF, Tampa de poço, Baleia quatro olhos, foram os menores nomes que já recebi, fora os empurrões E Apertões nas buchechas e rasteiras! Isso parece ser engraçado? Não é nem um pouco! Vale a pena refletir sobre isso...Brincar é uma coisa, não saber RESPEITAR é outra! Parabéns, Jânio, pela reflexão...!

    ResponderExcluir
  2. Na minha época nem era bullying, mas as praticas eram as mesmas e eu fui vitima delas...

    ResponderExcluir