quinta-feira, 14 de julho de 2011

A sociedade que vivemos.

-->
Você já se pegou imaginando que vive em uma sociedade que não faz parte de você? Não tem características suas, não permite que você respire com naturalidade e leveza, e tenta sempre mudar os diferentes de algum jeito, tentando transformar seu cabelo, suas roupas, suas falas,seus valores e características peculiares. É, muitos se sentem assim.
Infelizmente vivemos em uma sociedade que o certo, correto, aceitável e bonito é ser branco, ter cabelos lisos, ser heterossexual e ter dinheiro para consumir (as pessoas gostam de viver modelos pré-existentes e fazer deles verdades absolutas). Essas características são muitas vezes repetidas em nossos discursos e fazem parte da formação do caráter de muitas pessoas.
Por que nos dias de hoje, em pleno ano onze do século vinte e um, temos que discutir sobre homossexualidade, pobreza, casamento, família, negritude como se fosse um mal do século. Pelo que lembro e sei, desde a antiguidade existem problemas familiares, casamentos problemáticos, homossexualidade entre a parte nobre dos impérios e pobreza que atingia os desmerecidos.
O Brasil é um país de território continental e belo pela própria natureza, e com isso, extremamente diverso, e tal como o nosso país, sua população tem suas diferenças, culturas, credos e muita diversidade.
Por que é tão difícil aceitar o diferente? Por que tanta intolerância? Se fizermos uma pequena reflexão veremos que o mundo é cheio de diferenças. Devemos reconhecê-las e começar a fazer o exercício da tolerância.
O negro não quer ser melhor do que o branco, ele quer ter os mesmos direitos e almeja que as pessoas olhem para eles com igualdade, com o mesmo respeito, sabendo que negros e brancos pertencem à mesma sociedade. Vivemos em uma sociedade que acredita na velha história de que negro nasceu para trabalhar em empregos de baixo nível, como se pertencessem a uma casta particular e inferior. Temos que sempre lembrar que o Brasil teve e tem suas cores pintadas com a cor da África e que o respeito é à base de uma boa convivência, de uma vida saudável, plena em sua essência.
A homossexualidade é discutida nos dias de hoje como se fosse um achado, algo que está na moda, na mídia ou algo parecido. Acredito que o está acontecendo é uma revolução da parte dos homossexuais que cansaram de está no armário trancados a sete chaves com medo que a sociedade hipócrita os julgue com suas "réguas" cheias de preconceitos regados durante anos pela sociedade que se julga moralista e dona de uma certa verdade. Basta parar e fazer uma pequena reflexão a respeito do assunto e questionar determinadas coisas como, porque homens casados e pais de família vão às boates gays namorar com pessoas de bens que pagam suas dividas, trabalham e são honestos? Esses homens não são pessoas horríveis, eles apenas encontram nos guetos o seu VERDADEIRO lugar, este lugar é sigiloso, pois nem nos pensamentos mais íntimos esses pobres homens têm o direito de sentir seus verdadeiros sentimentos e os guarda a sete chaves dentro do armário empoeirado.
Desejo que cada cidadão procure o seu verdadeiro EU e seja verdadeiro consigo, tendo o respeito como base do seu viver. Almejo ver uma sociedade critica, reflexiva, mas que tenha como base o respeito as diferenças.

Jânio Elpído de Medeiros

 Clique e avalie o blog --> Avaliação do Blog

Um comentário:

  1. Sem a menor sombra de dúvidas Jânio, esse é um dos seus melhores textos até hoje. Essa questão das diferenças, e da forma como elas são tratadas pela sociedade,que ainda hoje não tem uma visão lucida para aceitar os "diferentes" como parte integrante de si, faz-nos refletir bastante sobre o quanto o humano ainda necessita de evolução.
    Parabéns pelo blog e pela pessoa melhor que você tem se tornado a cada dia. Minha admiração por você nunca foi segredo né...rs!
    Abraço...Fica com Deus!

    ResponderExcluir